4 PASTORAIS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE EXISTIAM NA IGREJA
4 PASTORAIS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE EXISTIAM NA IGREJA
Ao chegar a uma paróquia, os fiéis têm mais ou menos uma ideia prévia das pastorais que vão encontrar ali. Embora não seja uma regra, é comum encontrarmos a Pastoral da Família, da Saúde, da Liturgia, do Dízimo. Seriam, digamos, alguns serviços que consideramos básicos. Mas, dentro desta dinâmica de necessidades, algumas pastorais foram criadas, funcionam plenamente e não são tão conhecidas por nós.br
A Igreja, por sua vez, sempre nos motiva, como leigos, a buscarmos exercer nossa missão tendo como horizonte a evangelização de todos os povos: “A todos os fiéis incumbe, portanto, o glorioso encargo de trabalhar para que a mensagem divina da salvação seja conhecida e recebida por todos os homens em toda a terra” (Decreto Apostolicam Actuositatem, Papa Paulo VI). Embora esse mandado possa parecer estar em uma dimensão macro, é no serviço pastoral que encontramos a orientação mais objetiva e a resposta ao chamado que Deus nos faz a anunciar o seu amor.
Por isso, apresentaremos, neste texto, algumas pastorais que existem no Brasil, estão presentes no Diretório da Liturgia e da Organização da Igreja no Brasil da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, e podem ser uma resposta às necessidades de sua comunidade paroquial. Confira:
Pastoral Afro-Brasileira
Foi reconhecida como organismo oficial da Igreja do Brasil em 1998, mas começou a ser idealizada na década de 1970. Essa pastoral lida diretamente com questões referentes ao combate ao racismo, à xenofobia - que é a rejeição de uma pessoa em função de seu país de origem - e sugestão de políticas públicas para promover e valorizar pessoas que são discriminadas em função da cor e da etnia.br
A Edições CNBB dispõe de um título - Pastoral Afro-Brasileira: Princípios de Orientação - que reúne dois anos de pesquisas, encontros e estudos sobre o tema. O subsídio, disponível neste link, tem como objetivo animar os grupos negros católicos, incentivar o surgimento de novos grupos, promover integração e ajudar na ampliação de conhecimentos sobre a pastoral.
Pastoral Urbana
Problemas pastorais específicos das grandes cidades - como o individualismo, enfraquecimento de laços comunitários - foram decisivos para a criação da Pastoral Urbana, na década de 1960. A ascensão dos grandes centros urbanos também foi um fator que preocupou a Igreja, pois, até então, toda a atividade pastoral estava essencialmente adequada para o ambiente rural ou para as pequenas cidades.
O livro Pastoral Urbana - Categorias de Análise e Interpelações Pastorais e a obra do Cardeal Sistach, disponíveis na Edições CNBB, podem ser uma boa opção para aprofundar no conceito da pastoral.
Pastoral de Brasileiros no Exterior
Esta pastoral surgiu para, em comunhão com conferências episcopais de outros países, favorecer a vivência do Evangelho de modo a preservar - com as devidas proporções - as tradições religiosas e culturais da pátria de origem. Outra atuação muito importante dessa pastoral é no auxílio para que o imigrante não seja obrigado a renunciar completamente à própria identidade e se recuse a entrar em diálogo com a sociedade que o acolhe.
Para conhecer um pouco mais sobre esta pastoral, sugerimos o título Pastoral dos Brasileiros no exterior - Missão além-fronteiras junto aos emigrantes brasileiros. Trata-se de um fruto de experiências da caminhada missionária com comunidades de brasileiros que vivem em outros países.
Pastoral da Ecologia ou Pastoral do Meio Ambiente
Os recentes apelos do Papa Francisco em relação ao cuidado com o planeta só têm reforçado e confirmado cada vez mais o esforço desta pastoral. Sua principal proposta é sensibilizar e desenvolver ações em prol da defesa da vida no planeta. Também atua no fortalecimento do senso de justiça ambiental e de corresponsabilidade com a preservação e proteção dos diferentes biomas, da biodiversidade e do cuidado com todos os seres.
No título Pastoral da Ecologia e do Meio Ambiente: Por uma paróquia sustentável, além de conhecer melhor o histórico, é possível ter acesso a um passo a passo para criar a pastoral em sua comunidade e, caso ela já exista, encontrar formação alinhada com o pensamento da Igreja sobre as questões relativas ao cuidado com o meio ambiente e a ecologia.
Você sabia da existência dessas pastorais? Se gostou das dicas e sugestões, compartilhe com pessoas que você acha que terão interesse no tema.