Formar lideranças é um processo que envolve tempo, paciência, dedicação e a oferta de materiais de qualidade que estejam em consonância com os valores e a dinâmica do ambiente. Quando se trata de lideranças na comunidade paroquial, corre-se o risco de apelar para a intuição ou apenas para a experiência daqueles que estão a mais tempo envolvidos naquele contexto. Essa atenção que se dá ao que já está estabelecido, à experiência dos que estão – há mais tempo – à frente dos serviços pastorais é importante, mas não é suficiente.

Para manter ou mesmo criar um ambiente acolhedor e comunitário é preciso preocupar-se com a formação das lideranças.Para auxiliar neste caminho formativo, a Edições CNBB publica todos os documentos produzidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Estes documentos são uma verdadeira riqueza para a Igreja no Brasil e estão acessíveis a todas as pessoas que buscarem. 

No caminho de formação das lideranças de sua paróquia, sugerimos a leitura de alguns destes documentos. Confira:

 

Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade –doc. 105

O Documento da CNBB 105 é fruto da 54ª Assembleia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), realizada em 2016. Com o tema central: “Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”, o documento é uma reflexão aprofundada sobre o tema. Chamados pelo Batismo ao seguimento de Jesus Cristo, o leigo assume a responsabilidade de ser sujeito na Igreja e na sociedade: sal e luz!

     

 


Comunidade de Comunidades: Uma Nova Paróquia - doc. 100

 

Este título propõe uma experiência de conversão pastoral na qual a paróquia busca ser um ambiente decrescimento da vida cristã, de diálogo, anúncio do amor de Deus e caridade generosa. Além de outrasmudanças, “Uma nova paróquia” é, também,umacomunidade dos quevivem de Cristo Jesus, dos que são iluminados, guiados pela força e suavidade do Espírito Santo e acolhidos pela bondade materna do Pai. Esta é a proposta! 

                                                                                                        

                                                                         

                                                                                                                                                                              

Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil –doc. 99

Exatamente por compreender o valor e de uma comunicação eficaz e eficiente no meio pastoral é que foi dada essa atenção especial à publicação deste documento. O Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil busca motivar, atualizar e aprofundar os conhecimentos e referências sobre a importância da comunicação para a vida da comunidade eclesial, nos processos de evangelização e no diálogo com a sociedade. 

                                                                                                                                                                                                             

                                                                                                                                            

 Evangelização da Juventude –Doc. 3

Este documento é uma proposta que oferece luzes para o trabalho de evangelização da juventude. É referência para todos os que, na Igreja, têmse colocado a serviço dos jovens. Pastorais da juventude, movimentos, congregações religiosas, novas comunidades, grupos juvenis e de crisma, Pastoral Vocacional, Pastoral da Educação e serviços diversos são convidados a se aprofundar nessa reflexão.

Não pretende esgotar o assunto nem aprofundar a compreensão do fenômeno juvenil, mas oferece propostas evangelizadoras às realidades locais de modo provocador, na busca de novos caminhos, em um diálogo franco e construtivo com a cultura pós-moderna.

 

DOCAT

Ainda pensando na juventude, a sugestão de apresentar às lideranças o DOCAT é uma forma de assumir a missão de transformar o mundo com a força do Evangelho. O título segue os passos e propostas da Nova Evangelização e é uma ferramenta de formação inspirada e pensada para que o jovem compreenda e se aproxime do que a Igreja ensina em sua Doutrina Social. Com uma linguagem dialógica com perguntas e respostas, o DOCAT é uma adaptação atraente e ilustrativa do Compêndio da Doutrina Social da Igreja, é um pequeno manual dos Ensinamentos Sociais da Igreja: "DO" vem do verbo, em inglês, “fazer” enquanto o "CAT" vem de “Catecismo”.